domingo, 23 de marzo de 2014

MORANGOS - Março

  Os Morangueiros continuam a crescer a bom ritmo, alguns já tem flores.


Um pequeno vídeo do Sistema dos Morangueiros.

                                         

30/03/14
Continuam a crescer os Morangueiros, mas devagar.


Algumas folhas ficaram castanhas e morreram, deveria ser do calor, depois de colocar a rede sombra as folhas não voltaram a secar.



sábado, 22 de marzo de 2014

ALFACES - Março

  

 Já estou a consumir as Alfaces, das seis qualidades que plantei já escolhi as que seguirei plantando.
   Cada planta que retiro do sistema coloco outra pequena no mesmo buraco (que previamente já tinha germinado), tentando fazer com que tenha sempre Alfaces prontas a comer.
   Quando comecei com a cultura das Alfaces semeias todas ao mesmo tempo, cresceram todas por igual e agora tenho muitas para recolher.
   A intenção é levar um processo evolutivo com que se possa recolher todos os dias alguma Alface pronta a comer.
   Pouco a pouco vou aperfeiçoando o sistema adapta-lo as minhas necessidades.
   Toda a instalação do sistema construi-a em base ao que tinha pesquisado na internet, agora com a experiencia vou corrigindo alguns problemas que tenho encontrado.
   O tubo (75mm) escolhido para as Alfaces é pequeno, deveria ser de maior diâmetro, com as plantas adultas as raízes ocupam muito espaço, retêm a Solução Nutritiva que pode mesmo esbordar pelos buracos (foi o que me aconteceu). Os tubos e os buracos deveriam estar mais separados, quando a planta é adulta transpassa para cima das outras, quando recolhes uma e colocas outra pequena no mesmo buraco, esta ultima fica tapada pelas folhas das plantas adultas.
   Não convém ter muitas plantas adultas no Sistema, consomem muita Solução, no meu caso 150 plantas consumiam 10 litros por dia.

   Agora na Primavera, com mais horas de Sol, as plantas desenvolvem-se mais rápido, é preciso ter atenção a este tema para não haver excesso de produção.  


30/03/14
Já estou a repor novas Alfaces para consumir nas proximas semanas.



domingo, 16 de marzo de 2014

MORANGOS - SEGUNDA SEMANA

   Segunda semana dos Morangueiros, continuam a crescer a bom ritmo. Com os dias de Sol que estamos a ter, tive que os cobrir com rede de sombra e assim continuam. Os que tem mais folhas, mais crescem, ou outros vão-lhe nascendo as folhinhas devagar.

   
                Primeira Semana.                                 Segunda Semana.

sábado, 15 de marzo de 2014

ALFACES - QUARTA SEMANA

   Quarta Semana desde que transplantei as Alfaces, as duas primeiras semanas esteve sempre a chover, as plantas desenvolverem-se devagar. Estas duas ultimas semanas com bom tempo e temperaturas altas as algumas Alfaces já estão com tamanho para serem recolhidas.

         
              Terceira Semana.          Quarta Semana, já tapam os tubos quase na totalidade.

    Pequeno vídeo do Sistema que idealizei para o cultivo das Alfaces.

   Desde a bomba e o termómetro dentro do depósito, o circuito pelos tubos e a volta da Solução Nutriente novamente ao depósito.

   Durante esta semana tive que corrigir o Ph das Alfaces e acrescentar mais água. Com as temperaturas altas que se tem sentido estes dias, com o tamanho das Alfaces, as plantas consumem muito mais Solução Nutritiva e no fim-de-semana repus Solução nova. Quando os valores da Condutividade não estão entre os limites depois de a teres corrigido no dia anterior é porque as plantas estão a consumir muitos nutrientes, o melhor é colocar Solução Nutritiva nova.
Esta semana já comecei a consumir as plantas, principiei pelas Nabiças que já estavam enormes e continuei pelas variedades de Alfaces. Também já semeei mais Alfaces em germinação para repor as que forem recolhidas.
   Aconteceu-me um pequeno acidente esta semana, depois de Substituir a Solução Nutritiva (que sempre se deve fazer ao fim do dia para que as plantas não estejam ao calor sem ser regadas) esqueci-me de ligar novamente a Bomba. De dia, com calor a bomba deve estar sempre ligada, mas a noite tem varias pausas, quando terminei pensei que estava numa dessas pausas. No dia seguinte saí de casa cedo, tinha uma prova desportiva a vários quilómetros de distância, não fui conferir as culturas. Só perto das 14 horas é que a minha esposa se apercebeu que alguma coisa estava errada quando reparou que as plantas estavam todas “muchas”. Colocou a Bomba a trabalhar e as Alfaces voltaram a restabelecer-se. Apenas algumas plantas é que não conseguiram sobreviver, talvez as que estavam mais expostas ao Sol. É preciso sempre conferir todo o material.  

domingo, 9 de marzo de 2014

MORANGOS - PRIMEIRA SEMANA

   Primeira Semana dos Morangueiros, os que tinham algumas folhas já se vê algum crescimento, os que só tinham apenas uma folha ainda não se apercebe nenhuma evolução.
   Devido ao calor dentro da estufa, aos Morangueiros tive que lhe fazer o mesmo tratamento que as Alfaces, revestir os tubos com papel alumínio e colocar rede de sombra.

Dia do transplante.

Uma semana depois, tubos revestidos de papel alumínio e rede de sombra.




sábado, 8 de marzo de 2014

ALFACES - TERCEIRA SEMANA

Nesta semana tivemos 4 dias de Sol, suficiente para duplicar as Alfaces.


Segunda Semana.                     Terceira Semana.

 


   A cultura que mais se desenvolveu foram as Nabiças. As Alfaces, praticamente cresceram todas as qualidades igual. Os Espinafres que estavam adormecidos, com estes quatro dias de Sol cresceram vários centímetros. 
   Devido as temperaturas altas que atingiu a estufa nestes dias de Sol, tive que tomar algumas medidas para que as plantas não se estragassem. Abri as janelas durante o dia, colocando uma rede mosquiteira para que os insectos não entrassem. Retirei a pausa de 15 minutos por cada meia hora que tinha a bomba programada, em 15 minutos com mais de 30ºC as raízes das plantas poderiam secar. Recobri com papel alumínio os tubos, as temperaturas que alcançavam fazia com que queimassem as folhas que estavam em contacto com o tubo. Por fim coloquei uma rede de sombra para proteger as plantas dos Raios Solares, as folhas começavam a ficar queimadas.
   Com as plantas a crescer desta maneira o consumo de nutrientes também é maior, esta semana tive que subir o Ph da Solução Nutriviva, acrescentando umas gotas de Hidróxido de Potássio, apenas 10ml para 150 litros de Solução.
   Esta semana várias Alfaces já estarão prontas a comer.

domingo, 2 de marzo de 2014

NOVA CULTURA - MORANGOS

   Depois da Cultura de Alfaces estar a ter êxito, apesar de estar-nos no Inverno e chover quase todos os dias, para aumentar as culturas resolvi apostar em Morangos. As Alfaces ocupam pouco espaço na estufa, já que tive o trabalho e despesa de transformar uma possível piscina numa estufa, tenho que aproveitar esse espaço.
   Aproveitei uns andaimes de quando construí a casa, cortei-os, soldei-lhe uns ferros e fiz a bancada. Também aproveitei a bomba de uma velha piscina insuflável para fazer recircular a Solução Nutritiva.
   Para os Morangos escolhi uns tubos de PVC de 110mm, os Morangos tem maior raiz e precisão de mais espaço, o resto das medidas foram iguais ás das Alfaces. O processo de montagem dos tubos foi idêntico aos das Alfaces, a alteração foi apenas no diâmetro do tubo.

   Para as Alfaces comprei as sementes e fiz eu a germinação, os Morangos comprei-os já crescidos, cada molho de 25 unidades 3,25€. Só tive que lavar a raiz e coloca-los nos copos, copos que também tiveram que ser maiores para os Morangos poderem desenvolver bem. A diferença entre as Alfaces e os Morangos é que as Alfaces, recolhes uma adulta e colocas uma jovem no mesmo copo, com os Morangueiros apenas recolhes os frutos, a planta mantem-se durante mais tempo nos copos. 
   Para as plantas que produzem flor e fruto, a Solução Nutritiva é diferente, há uma Solução para a planta em estado vegetativa e outra Solução para frutificação.
Preparei a Solução Nutritiva Vegetativa como indicava as informações, esta Solução compõem-se por seis produtos, um mais que para as Alfaces, continuei com a montagem do sistema como fiz para as Alfaces, terminei com um total de 72 pés de Morangueiros. 

Construção do sistema, ligação da entrada da Solução e sua volta ao depósito.

A bomba sobe a Solução do depósito e volta sobre uma rede para filtrar alguma impureza.

Material necessário, programador, bomba de ar e termómetro (elementos de aquários)

                   Kit Solução Vegetativa e de Frutificação.    Solução Vegetativa já preparada.

Elementos químicos da Solução.

No molho dos Morangueiros havia pequenos e grandes, vamos ver se os pequenos, sem folhas, conseguem resistir.

Sistema montado com os Morangueiros.










sábado, 1 de marzo de 2014

SEGUNDA SEMANA

Já se aprecia bem a evolução das alfaces.
Transplante.

Primeira Semana.

Segunda Semana.

Primeira Semana.

Segunda Semana.

Segunda Semana.

   Segunda Semana de crescimento, as Alfaces crescem a bom ritmo, apenas a qualidade de Verão é que esta um bocado atrasada. Estamos no Inverno, com estes dias sempre a chover não é de admirar que as plantas lhe custem mais crescer. Se estivesse frio, o Céu estava limpo, o Sol brilhava, para a fotossíntese as condições seriam melhores, mas o que temos é chuva e mais chuva.
   As Nabiças continuam com o crescimento das Alfaces, os Espinafres é que não saem do sítio, esta cultura não deve servir para Sistemas de Hidropónia.
   Tenho controlado todos os dias o Ph e a Condutividade, andavam sempre dentro dos parâmetros correctos, mas passado duas semanas o valor do Ph estava no limite mínimo e a Condutividade encontrava-se umas unidades por debaixo dos valores mínimos e a quantidade de Solução Nutritiva tinha baixado uns 20 litros em 150. Entre o consumo das plantas e as fugas do sistema, 20 litros já se foram. Acrescentei água, tentei corrigir os níveis de Ph e Condutividade, mas os valores pouco oscilaram, então decidi substituir a Solução Nutritiva por uma nova. Já informava no manual do Kit de Nutrientes, que a Solução deveria ser mudada duas vezes por Mês, dependendo dos valores dos Nutrientes.

As Alfaces crescem por cima e por baixo.