sábado, 15 de marzo de 2014

ALFACES - QUARTA SEMANA

   Quarta Semana desde que transplantei as Alfaces, as duas primeiras semanas esteve sempre a chover, as plantas desenvolverem-se devagar. Estas duas ultimas semanas com bom tempo e temperaturas altas as algumas Alfaces já estão com tamanho para serem recolhidas.

         
              Terceira Semana.          Quarta Semana, já tapam os tubos quase na totalidade.

    Pequeno vídeo do Sistema que idealizei para o cultivo das Alfaces.

   Desde a bomba e o termómetro dentro do depósito, o circuito pelos tubos e a volta da Solução Nutriente novamente ao depósito.

   Durante esta semana tive que corrigir o Ph das Alfaces e acrescentar mais água. Com as temperaturas altas que se tem sentido estes dias, com o tamanho das Alfaces, as plantas consumem muito mais Solução Nutritiva e no fim-de-semana repus Solução nova. Quando os valores da Condutividade não estão entre os limites depois de a teres corrigido no dia anterior é porque as plantas estão a consumir muitos nutrientes, o melhor é colocar Solução Nutritiva nova.
Esta semana já comecei a consumir as plantas, principiei pelas Nabiças que já estavam enormes e continuei pelas variedades de Alfaces. Também já semeei mais Alfaces em germinação para repor as que forem recolhidas.
   Aconteceu-me um pequeno acidente esta semana, depois de Substituir a Solução Nutritiva (que sempre se deve fazer ao fim do dia para que as plantas não estejam ao calor sem ser regadas) esqueci-me de ligar novamente a Bomba. De dia, com calor a bomba deve estar sempre ligada, mas a noite tem varias pausas, quando terminei pensei que estava numa dessas pausas. No dia seguinte saí de casa cedo, tinha uma prova desportiva a vários quilómetros de distância, não fui conferir as culturas. Só perto das 14 horas é que a minha esposa se apercebeu que alguma coisa estava errada quando reparou que as plantas estavam todas “muchas”. Colocou a Bomba a trabalhar e as Alfaces voltaram a restabelecer-se. Apenas algumas plantas é que não conseguiram sobreviver, talvez as que estavam mais expostas ao Sol. É preciso sempre conferir todo o material.  

No hay comentarios:

Publicar un comentario