lunes, 3 de febrero de 2014

CONSTRUÇÃO do SISTEMA

   Procurei na Net toda a informação necessária para o Cultivo em Hidropónia, paginas webs, blogs, tudo o que consegui encontrar, ia guardando numa pasta para depois estudar melhor e tirar conclusões.
   Construí a estufa e decidi começar por alfaces, que é a cultura mais fácil.
Aproveitei uns cavaletes para fazer a bancada, utilizei tubos de PVC de 75mm onde fiz buracos para entrar os copos plásticos do café. Como já tinha três paredes feitas em cimento, os tubos desta bancada estão colocados o mais alto possível vindo a diminuir em 11cm até ao último tubo. Assim as culturas estariam mais expostas ao Sol.
   Na sala de maquinas instalei o deposito de agua, pelo tudo do skimmer enfiei um tubo 16mm para abastecer o circuito, tubo que vem desde bomba da água dentro do depósito. No final dos tubos reduzi para 40mm, uni-os e encaminhei-os para o depósito, assim fiz um circuito fechado.
Os tubos tinham que ser colocados entre 2 e 4%. O buraco para os copos de café foram de 6cm, o copo não pode pousar no fundo do tudo, tem que ficar algum espaço entre a base do copo e tubo que é ocupado pela raiz e para a Solução Nutritiva circular. O espaço que deixei entre os buracos foi de 12cm.
  Toda esta informação foi recolhida na Net, depois de pesquisar em vários locais foram estas as medidas mais comuns utilizadas para alfaces.
  Utilizei acessórios de jardim para alimentar os tubos, dividi o caudal de Solução em seis, para os cinco tubos e mais um de retorno. Coloquei passadores em cada tubo para controlar o caudal da Solução Nutritiva que deverá ser de 1,5 a 2 litros por tubo. O restante segue pelo sexto tubo de retorno para o depósito.
   No final dos tubos, reduzi para 40mm e com acessórios em PVC levei a Solução para o depósito.
   A bancada ficou com cinco tubos de seis metros e com buracos para 145 plantas.
   Aproveitei a sala de máquinas da piscina para colocar o depósito com a Solução Nutritiva. O depósito tem que ser proporcional ao número de plantas, no caso da alface tem que ser entre 0,5 e 1 litro de solução por planta. Dentro do depósito tive que por uma bomba de água para fazer a recirculação, uma bomba de ar (de um aquário) para oxigenar a Solução e um termómetro (no meu caso de piscina) para controlar a temperatura da Solução.
   A Solução entra no depósito por um suporte em rede, para filtrar qualquer impureza trazida das raízes das plantas.
   Todo o material em contacto com a Solução Nutritiva não dever ser de metal para não afetar os elementos da Solução Nutritiva. Também é preciso ter atenção que a Solução não esteja exposta a luz do Sol, para não criar algas que influenciam no crescimento das culturas.
   A bomba de água e ar deve trabalhar com um programador horário, a circulação da Solução varia do dia para a noite, do Verão para o Inverno e da espécie de cultura. De noite é suficiente trabalhar 15 minutos entre duas ou três horas, para manter a raiz molhada, como de noite as plantas não conseguem fazer a fotossíntese não lhe faz falta alimento. De dia depende da época do ano e do tamanho das plantas, no Inverno com poucas horas de luz e temperaturas baixas o tempo de repouso pode ser maior. Se a planta é pequena, ainda esta a começar a crescer, também não lhe faz falta muito alimento. No entanto se for no Verão com temperaturas altas o sistema tem que estar quase sempre ligado, para as plantas se alimentarem e para a raiz não secar. Se a planta já estiver adulta também precisa de mais alimento.
   No meu caso, como estou a começar, as plantas ainda são pequenas e estamos no Inverno, tenho o programador da seguinte maneira: de dia trabalha 30 minutos e descansa 15, de noite trabalha 15 minutos de descansa de duas a três horas.
   A temperatura da Solução Nutritiva deve ter as seguintes temperaturas, no Inverno entre 10 e 16ºC, no Verão entre 18 e 24ºC. Estas são as temperaturas indicadas, mas depende muito da zona do país, da altitude, da exposição ao Sol, mas nunca deve ultrapassar os 30ºC. Se isso acontecer o primeiro que se deve fazer é revestir os tubos com papel alumínio e colocar uma rede para fazer sombra ao sistema.
   Outra coisa importante é a qualidade da Bomba de água, as características devem ser de acordo com o número de plantas. O sistema requer pouca água a baixa pressão, uma bomba de um aquário ou de um lago pequeno será suficiente, basta saber o número de plantas e o caudal necessário.
                                                                                               Broca para furar os tubos.
        
Tubos furados com as medidas corretas.


A Solução Nutritiva entra pelos tubos pretos de Jardim com os respectivos passadores para controlar o caudal de cada tudo. A S.N. depois de passar pelo circuito juntam-se num tubo de 40mm para voltar novamente ao depósito.

      
O Depósito para a recirculação da Solução Nutritiva.

No hay comentarios:

Publicar un comentario